O propósito desse blog, é compartilhar meus pensamentos, citações e principalmente artigos de genealogia, que tem sido por muitos anos um assunto que tenho estudado e adquirido experiência.

Senti o desejo e a necessidade de deixar um pouco desse legado a todos que tiverem interesse. O profeta do velho testamento Malaquias que viu nossos dias, fez a seguinte profecia: "Ele converterá o coração dos pais aos filhos e o coração dos filhos a seus pais ...". Essa profecia feita cerca de 2.400 anos atrás, podemos constatar hoje nesses últimos dias, o cumprimento dela, quando surge um interesse quase inexplicável na nova geração, em conhecer sua origem, e sua a história.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Reunião Sacramental



Ritual solene e sagrado, mesa posta, composta de pão e água sobre a alva toalha rendada, encerra reminiscência do derradeiro ato terreno de confraternização e amor de Jesus, para com seus apóstolos queridos.
             
Reunidos no cenáculo, ao redor da mesa posta, Jesus tomou o pão e o abençoou, partiu e deus aos discípulos dizendo: tomai, comei, isto é o meu corpo. A seguir, tomou um cálice contendo vinho, tendo dado graças, o deu aos discípulos dizendo: Bebei dele todos, porque isto é o meu sangue, o sangue da nova aliança derramado em favor de muitos, para a remissão dos pecados.
             
O Salvador resumiu neste gesto simbólico, todo o plano de salvação e redenção da humanidade, através do sacrifício expiatório e o incomensurável ato e amor pelo seus irmãos e obediência ao Pai.
             
Nós, seus filhos, não tivemos o privilégio de participarmos fisicamente do ritual sagrado da última ceia do Salvador, porém, reunidos na sua Igreja aos domingos, poderemos participar espiritualmente, enquanto o portador do Sacerdócio, ajoelhado diante da mesa sacramental roga ao Pai para que abençoe e santifique o pão e a água para as almas de todos os que partilharem, que o faça em lembrança do corpo e do sangue de seu amado filho Jesus Cristo para que o recordem sempre e guardem os mandamentos que ele lhes deu.

        
Os santos, com gesto de contrição, inclinam suas cabeças em sinal de reverência e seus pensamentos, como a velocidade da luz vorando ao tempo e o vento, adentram o cenáculo e se prostram  diante do cenário marcante. Jesus e seus apóstolos reunidos celebrando a páscoa, numa reunião formal, reunião de despedida temporária. Jesus com o semblante abatido pela expectativa do momento crucial, pouco depois proferiu estas palavras: "A minha alma está triste até a morte."                                                                                                                                   

Durante a distribuição do sacramento que não ultrapassa alguns minutos o pensamento de todos os que estão reunidos, se voltam para o cenário de dor, onde se desenrolou o cerimonial de escárnio e agonia, longas horas, duras horas, dolorosas horas de sacrifício expiatório para no terceiro dia ressurgir, quebrando as cadeias da morte física e espiritual.
             
Os santos fiéis á seu Salvador, arrependidos de suas fraquezas e falhas cometidas durante a semana, contritos e cabisbaixos pedem perdão ao Pai e, naquele momento simbólico e solene, renovam seus convênios feito no dia em que seus corpos foram sepultado nas águas do batismo, e ressurgiram para uma nova vida, e também os convênios sagrados, e eternos, feitos no Templo do Senhor.
             
Estes santos fiéis, dedicados e corajosos, se tornam a estrutura sólida de suas alas e edificam as estacas de Sião e levam avante o Reino de Deus até atingir o mais longínquo recanto da Terra e as ilhas do mar.
             
Estes santos que num dia, não muito distante poderão com as mãos limpas e no rosto um semblante de paz, contemplar a face de seu criador.
   


                                                                                                Maria José Pereira Antunes 

Nenhum comentário:

Postar um comentário