O propósito desse blog, é compartilhar meus pensamentos, citações e principalmente artigos de genealogia, que tem sido por muitos anos um assunto que tenho estudado e adquirido experiência.

Senti o desejo e a necessidade de deixar um pouco desse legado a todos que tiverem interesse. O profeta do velho testamento Malaquias que viu nossos dias, fez a seguinte profecia: "Ele converterá o coração dos pais aos filhos e o coração dos filhos a seus pais ...". Essa profecia feita cerca de 2.400 anos atrás, podemos constatar hoje nesses últimos dias, o cumprimento dela, quando surge um interesse quase inexplicável na nova geração, em conhecer sua origem, e sua a história.

domingo, 15 de abril de 2012

As pessoas são diferentes




Reconhecer está verdade fundamental é indispensável para a criação de relacionamento positivos e amorosos. Na prática, porém, não reconhecemos totalmente que as pessoas são diferentes de nós. Em vez disso, esforçamos-nos para mudar as outras pessoas; Ficamos ressentidos, resistimos e rejeitamos as diferenças um dos outros. Exigimos que as pessoas em nossa vida sintam, pensem e se comportem como nós. E quando elas reagem de maneira diferente, dizemos que elas estão erradas ou invalidamos suas atitudes; tentamos corrigi-las quando realmente elas precisam e de compreensão e apoio, tentamos melhorá-las quando elas precisam de aceitação, consideração e confiança.

Reclamamos dizendo que se ao menos elas mudassem poderíamos amá-las, quando elas precisam de aceitação consideração e confiança. Reclamamos dizendo que se ao menos elas mudassem, se ao menos concordassem, se ao menos sentissem o mesmo que eu, se fizesse o que pedimos, poderíamos amá-las.
O que é amor, então? Amar é aceitar e apreciar uma pessoa só quando ela corresponde as nossas expectativas? Amar é o ato de mudar uma pessoa naquilo que queremos que ela seja em vez do que ela escolheu ser?Amar é gostar de uma pessoa ou confiar nela porque ela sente e pensa de modo semelhante ao nosso?
Certamente isso não é amar, pode até parecer amor para quem oferece este sentimento, mas não para quem recebe. O verdadeiro amor é incondicional; ele não exige e sim afirma e valoriza. O amor incondicional é impossível sem o reconhecimento e a aceitação de nossas diferenças. Enquanto nos iludimos acreditando que nossos entes queridos estariam melhor pensando, sentindo e se comportando como nós. O verdadeiro amor estará obstruído, assim que entendermos que eles são pessoas diferentes de nós e, mas ainda que  devem ser diferente de nós, as obste-las no caminho do amor genuíno começaram a desmoronar ( Homens, Mulheres e relacionamentos John Gray Ph. D)

O Dom do Amor
  
Quando criancinha todos nós chegamos a este mundo dando amor para os pais e todos aqueles que encontramos. Nós os olhamos maravilhados, vendo apenas a beleza e a bondade de sua alma. Nós os vemos como grandes seres, certamente dignos de tudo que podemos oferecer. É como se Deus nos desse a habilidade de amor para fora, mas precisamos de nossos pais para refletir esse amor de modo que passamos amar a nós mesmos.
Infelizmente, se aquele amor não é correspondido começamos a rejeitar ou a “deserdar” partes de nossa personalidade. Geralmente rejeitamos, negamos, então mudamos a nos mesmos para ganhar o amor e a aceitação de nossos pais, transformamo-nos em outra pessoa para que possamos ser amados. Na proporção em que negamos partes de nos mesmas é difícil para nos amarmos partes similares de outras pessoas; Uma vez que tenhamos negado partes de nós mesmas também e difícil receber amor.
Para nos abrimos ao amor que merecemos, temos que nos arriscar a sermos nós mesmos outra vez dentro do contexto de um relacionamento amoroso. À medida que cresce nossa habilidade de receber amor, fica mais fácil oferecemos nossas personalidades e concretizar nosso potencial mais profundo. Os relacionamentos são processos contínuos de doação, recepção e partilha. O sucesso de um relacionamento se baseia em nossa habilidade de nós doarmos, nossa capacidade de doação, no entanto, está diretamente relacionada com nossa habilidade de receber. Uma pessoa não pode continuar a da de si a menos que também esteja recebendo apoio, para que possamos receber apoio, primeiro precisamos nos sentir dignos de sermos apoiados.
Para que possamos nos sentir dignos de afeto, precisamos que alguém se importe conosco temos necessidade de ser amado, ser cuidado, ser compreendido e ser respeitado...


Resolva Seu Problema
  
Há muito tempo você se propõe reformar sua vida, melhorar seus atos, cessar definitivamente suas fraquezas. Porque começar a partir deste momento, não deixar para amanhã o que se pode fazer hoje; E se cair de novo não desanime, saiba recomeçar quantas vezes for preciso. Embora sozinho continue  a caminhada! Se todos  a abandonarem prossiga sua jornada.
Se as trevas crescerem em seu redor, mais uma razão para que você mantenha acesa a pequenina chama de sua fé. Não deixe que sua luz se apague para que você mesmo não fique em trevas, ilumine com sua luz as trevas que o circundam.
Você jamais esta abandonado! Absolutamente! O pai veste de plumas multicores as pequenas aves, enfeita, embeleza  e  perfuma as flores e não deixa morrer de fome nem os insetos e os pequeninos vermes. Esteja certo: Não cai um fio de cabelo de sua cabeça, sem que ele o permita; Confie em Deus! Você jamais está abandonado.


Louvar a Deus Nos Momentos Difíceis
 
Você louva a Deus nos momentos de sofrimento? É muito fácil sorrir e bendizer a Deus nas alegrias, na saúde, na prosperidade, na festa da vida.
Ás vezes o Pai quer provar o seu amor enviando-lhe uma provação, uma enfermidade, uma adversidade, uma incompreensão de alguém, um  mal- estar qualquer. Como você o tem recebido? Revolta-se ou bendiz a Deus?
Aprenda a louvar ao Senhor nas adversidades, do mesmo modo como você sabe louvar nas alegrias e na prosperidade.
Aprenda a orar sinceramente e agradece ao senhor pelos momentos bons de alegria e prosperidade e também pelos os momentos de provações e adversidade, pois é pelo sofrimento que nos aproximamos mais de Deus e recebemos suas bênçãos. O Senhor nos dá fraquezas para que nos tornemos fortes.


Deus Um Ser Pessoal
   
Você já se deteve no pensamento de como é bom ter um conhecimento de Deus de como ele realmente é? Deus é um ser pessoal glorificado feito de carne e ossos, um Deus feito homem, que nos ama conhece nossas necessidades e responde nossas orações .A oração é o meio para falar com Deus; Quando oramos temos a oportunidade para pedir também pelos nossos semelhantes, antes que por nós mesmos. A oração, como colóquio entre o homem e Deus, não pode ser egoísta. Há que ser caridosa, fraterna e solidária.

Agradamos a Deus ao demonstramos nossos interesse pelo bem dos nossos semelhantes atrairemos muito mais a proteção divina pedindo por eles em primeiro lugar. O amor cristão consiste muito mais em dar do que em receber.


Ser e Não Ter

Muitas pessoas passam a maior parte do tempo procurando ter mais alguma coisa: Ter mais dinheiro, ter um carro do ano, ter roupa de marca famosa ter jóias, fazer viagens, enfim ter status. E perigoso viver-se preocupando em trocar o verbo Ser pelo Ter.
Ter é transitoriedade que passa correndo sem deixar marca de sua presença. O ser essencializa a permanência dos valores maiores da personalidade humana: os espirituais e moraes.
Ser é essencial. Ter e acidental devemos nos preocupar em ser bom justo honesto e verdadeiro ter os atributos de Cristo. Isso é mais importante do que viver preocupando em ter, em somar e em multiplicar.


Evitar O Erro

Evite quanto puder o erro. Evite falar ou fazer algo de que depois tenha que se arrepender. Tome cuidado com que diz a palavra é dom de Deus para a expressão do bem, da verdade e da justiça procure a cada dia aprimorar seu vocabulário. Use da palavra com a propriedade que ela exige de você.
Quando você fala alguma coisa inconveniente de alguém a sua consciência lhe cobra, você não consegue ter tranqüilidade e passa tempo levando o peso da responsabilidade sobre as conseqüências do mal que poderá causar aquilo que falou, em certa roda de algumas pessoas. O erro que praticamos ou cometemos pode até escapar ao conhecimento e a maledicência alheia, mas jamais escapara ao juízo implacável da sua consciência. Esta lhe cobrara severamente o ato errado que praticar, porque é a voz interior que Deus lhe deu; Ela tanto lhe aplaude o bem, como lhe penaliza o mal, e ela que lhe da aquela satisfação interior de ser bom, mas e ela, também que traz o mal-estar do remorso após cada erro que você cometer.


Procurar Conhecimento

Hoje você sabe mais do que ontem, amanhã saberá mais do que sabe hoje, sem dúvida cada dia que vivemos nessa imensa escala da vida nos dá um cabedal maior de saber e de experiência.
Aprendemos com o que fazemos a fazer melhor. Aprendemos com nossos próprios erros a errar menos. Aprendemos com o nosso semelhante a imitá-lo ou a evitar fazer o que ele fez. Tudo na vida, a vida toda nos ensina a ser melhor, dia após dia, são as lições da convivencia, esse amor, essa bondade, através de seu sorriso, de seu olhar, de suas ações..
Transmita aos seus semelhantes à vida que esta dentro de você seja sempre a expressão de alegria. Se você está inundada de luz divina; se o seu coração se inclina para o amor e para bondade, se Deus é seu pai Ele o ama e deseja que seja feliz! Compartilhe com  os que convive, esse amor, essa bondade através de seu sorriso, de seu olhar de suas ações
O seu exemplo fala mais alto que suas  palavras, lembre se que as mensagens não pronunciadas causam efeitos mais poderosos


Sorria Sempre
    
Seja sempre uma expressão da alegria. Triste é o pecado. Feio e a maldade. Cruel é a ausência de Deus em sua vida.
Confie em si mesmo, tenha a certeza de que vencerá toda e qualquer dificuldade em sua vida. Afinal, você não foi colocado na vida como se ela fosse um enigma indecifrável.
Quem o fez vir ao mundo foi Deus seu Pai e criador para quem você é uma obra de amor. A melhor prova de que você crê e confia no seu criador esta na confiança que tem em si próprio. Continue confiando em si e tenha a certeza de que vencerá
                                                    
“Se tiverdes atribulados, buscai ao Senhor teu Deus com súplica, afim de que tua alma se alegre ”(D e C 136-29).  Todos temos tristeza na vida. As épocas de adversidade e pesar dão – nos oportunidade de ajudar – nos mutuamente, estamos atentos ás necessidades e sentimentos alheios. No batismo fazemos convênio de estar disposto a chorar com os que choram e a carregar mutuamente o peso de nossas cargas.


Sentir Tristeza e Parte do Processo de Cura

Sentir tristeza é um processo composto de quase sempre de certos estágios. A personalidade, as circunstancias, a força do testemunho é a compreensão de uma pessoa podem alterar a duração, intensidade ou ordem desses estágios, por exemplo:

Quando  a morte é causada por idade avançada ou doença prolongada, a tristeza pode ser menos intensa do que quando chega subitamente a uma pessoa mais jovem.
O pesar também pode ser sentido por crianças, jovem e pessoas mais idosos, que talvez nem mesmo compreendam o que estão sentindo. Precisamos aprender a ajudá-la.
Há três estágios comuns no processo de tristeza. Se pudermos identificar esses estágios, compreenderemos melhor o que sentimos em momentos de pesar e estaremos mais capacitados a ajudar outras pessoas. Percebemos que nossos sentimentos são normais.


Choque e Trauma

A primeira sensação de tristeza é o choque que poderá ocasionar entorpecimento. Às  vezes o choque faz com que a pessoa ache que algo não aconteceu e negue a existência do trauma. Ela pode encontrar dificuldade em pensar e se comunicar, fazendo coisas rotineiras automaticamente, na melhor das hipóteses, a vida parece perder o significado.
Esse é um estágio em que a pessoa pode desejar ficar só, pode levar horas, dias e até meses, mas em certo momento, o entorpecimento desaparece e vem o sofrimento.


Sofrimento e Raiva
 
A medida que o choque inicial diminui, a pessoa passa a sentir-se terrivelmente deslocada, desamparada, ferida, solitária ou deprimida. E seja qual for o motivo da tristeza, pode sentir raiva por causa do que lhe aconteceu.
Neste momento, e muito importante para essa pessoa saber que alguém se importa sinceramente com ela. Ouvir outra pessoa falar de seus sentimentos, de seus sofrimentos não satisfaz a necessidade que o aflito tem de desabafar seus próprios pesares ele precisa de um ouvinte empático, alguém capaz de ouvi-lo e apoiá-lo, sem julgar seus sentimentos de tristeza. Este é um estágio de deslindar as coisas, também é comum sentir amargura e raiva nessa fase tais sentimentos podem ser dirigidos a familiares, amigos ou outras pessoas, e até mesmo a Deus esta é uma fase temporária passa quando a dor e a raiva se dissiparem os seus sentimentos serão mais racionais.


Aceitação

Embora a pessoa aflita possa achar que sua amargura durará para sempre, o desejo de viver acabara voltando, cada um tem de enfrentar a realidade do presente, ela deve purificar seu espírito de sentimentos corrosivos, como amargura, preocupação, desapontamento, raiva, culpa e temor. Isso permitira que se   cure.
 Embora os problemas não deixem de existir e circunstâncias difíceis possam   estar além de seu controle ela pode aumentar sua capacidade de enfrentá-las por meio de umas perspectivas espirituais diferente.


O Consolo Vem do Salvador

 Embora as causas e dimensões de nosso desespero e pesar passam diferir, há  uma  fonte segura  de conforto a disposição de cada um de nós. O Senhor prometeu: “Não nos deixarei órfãos voltarei para vós (João 14:18) nas escrituras sagradas, o Senhor prometeu estar conosco nas tristezas”. Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei, tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossos almas. Porque o meu jugo e suave e o meu fardo e leve (Matheus 11: 28-30). Em (Romanos 8:35-39) diz o seguinte: “Quem nos separará do amor de Cristo? A atribulação ou a angustia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez ou o perigo, ou a espada?”.

Como está escrito: Por amor de ti somos entregues a morte todo o dia, fomos refutados como ovelhas para o matadouro, mas em todas as coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos  amou.
Porque estou certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o por vir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus nosso Senhor. (Romanos 8:35-39).
Joseph Smith e vários companheiros enquanto presos há meses na cadeia de Liberty, Estado de Missouri, no dia 20 de Março de 1829, fez um apelo ao Senhor em favor dos que estavam sofrendo naquela desconfortável prisão. Em sua prece Joseph Smith pronuncio as seguintes palavras:
“O Deus, onde estas? E onde está o pavilhão que cobre o teu esconderijo? Quanto tempo reterá a tua mão, e o teu olho, sim, e os teus olhos puros, contemplará dos eternos céus as ofensas contra o teu povo e teus servos, e penetrarão no   teu ouvido os seus choros? Sim, ó Senhor quanto tempo ainda sofrerão eles estas injustiças e opressões ilegais, antes que teu coração deles se enterneça e as tuas entranhas deles se compadeçam?”.

 O Senhor Deus todo poderoso criador do céu, terra e mares, e de tudo o que neles há, e que controlas e sujeita o diabo, e o escuro e tenebroso domínio do Sheal estende a tua mão, que o teu pavilhão, que não mais esteja coberto o teu esconderijo; que se incline teu ouvido, que se enterneça o teu coração e se compadeçam de nos as tuas entranhas. Que se acenda contra os nossos inimigos a tua irá, e no furar do teu coração, com a tua espada vinga-se das injustiças que sofremos.

Lembra-te  dos teus servos que sofrem, o nosso Deus e os teus servos em teu nome regozijam para sempre”.

E a resposta do Senhor veio a Joseph Smith:
“ Meu filho, paz seja com a tua alma: a tua adversidade e as tuas aflições serão por um momento, então se as suportares bem, no alto Deus te exaltará, tu triunfarás sobre todos os teus adversários?...”.
Como Joseph Smith passam por muita adversidade, porém nunca estamos só, o Senhor sempre estará ao nosso lado para nos confortar e dar forças para sobrepujar os sofrimentos.


Tende Bom Animo
                                                          
“ Tende bom ânimo, pois eu vos guiarei” (D e C 78:18).
Uma atitude de contentamento e bom  animo dá equilíbrio à vida e está em harmonia com o plano do evangelho. O Presidente Gordon B. Hinckley citou Jenkin Lloud Jones, colunista de um jornal, que disse:  

“A vida é como uma viagem de trem nos velhos tempos, atrasos, desvio, fumaça, poeira, cinzas e solavancos, intercalados apenas ocasionalmente por belas paisagens e emocionantes arrancos de velocidade. O truque é saber agradecer ao Senhor pelo passeio” Presidente Hinckley acrescento e apreciar a jornada.

 Apreciar a Jornada da Vida é Muitas vezes, uma questão  de  Atitude
Um velho ditado lembra-nos que a xícara com liquido até a metade pode ser considerada meio vazia ou meio cheia. Se a enxergarmos como meio vazia, insistindo nos aspectos negativos da vida, poderemos ser dominados pelos desafios, complexidades e dificuldade.

A vida mortal é um tempo para adquirirmos experiências e trabalharmos por nossa salvação. Sendo pessimista  e  negativos em relação as nossas experiências, não tiraremos delas todo o proveito possível. Se estivermos determinados a ter bom ânimo, ajudaremos a nós mesmo é aos outros. “Apreciar a jornada”, mais plenamente. Boyd K. Packer disse: Um bom senso de humor é característica da pessoa bem equilibrada. Élder William M. Alhed diz que, certa vez ouviu o profeta justificar-se por está jogando bola com os meninos contando esta história. Certo Profeta estava sentado á sombra de uma arvore descansando quando passou um caçador carregando seu arco e flecha e o censurou.

O Profeta perguntou-lhe então se ele conservava seu arco sempre retezado. O caçador respondeu que não. O Profeta quis saber por que não, ele disse que era para não perder sua elasticidade. O Profeta disse que o mesmo aconteceria com sua mente, se mantivesse constantemente tensa.


Não Devemos Ser Levianos

Ao mesmo tempo em que o Senhor nos encoraja a termos bom ânimo, ele condena a leviandade que significa tratar as coisas sagradas sem seriedade.“Assim como  há tempo de rir”, também há tempo de não rir quando não é apropriado (Eclesiates 3:4). O próprios  Senhor aconselhou: “Cessai de todos as vossas conversas levianas, de toda gargalhada, de todos os vossos desejos de cobiça, de todo nosso orgulho e leviandade”. (D e C 88:121) “Ponde para bem longe de nós os pensamentos ociosos e o excesso de hilaridade”. (D e C 88:69). O Senhor nos advertiu a não brincar com as coisas serias ou sagradas. Encontramos exemplos, de tais brincadeiras em conversas corriqueiras, na televisão, cinema, letras de canções populares e programas humorísticos. Os nomes da deidade, bem como outros assuntos sagrados, são geralmente profanados de maneira corriqueira. No livro de Mórmon registra algumas razões da iniqüidade dos Nefitas e de suas derrotas nas batalhas, sendo uma delas a atitude de “Zombar de tudo quanto era sagrado”.(Helamã 4:12). Esse tipo de comportamento é um sacrilégio e não pode existir na vida de uma pessoa temente a Deus.

Diz-se o caráter de uma pessoa se revela através dos motivos pelos quais ela ri. O Elder L. Evans 
observou: “O humor e essencial para uma vida plena das pressões e tensões, e até mesmo nos salva em muitas situações. porém, há diferentes tipos de humor, inspirados por diferentes espíritos, alguns sinceros, outros inaceitáveis.

Qualquer coisa imunda ou basicamente suja não é adequada para nenhum tipo de audiência. O evangelho é uma voz de alegria. O Elder Marvim J. Ashton lembrou-nos disse que: “Jamais tivermos na história um período com maior necessidade de aceitar outras das promessas do Senhor”.

“Eis que esta é a promessa do Senhor a voz, os meus servos, portanto, tende bom ânimo e não temais, pois eu o Senhor estou convosco e convosco ficarei; e vos testificareis de mim mesmo, Jesus Cristo que sou o filho do Deus vivo, que eu era que sou e que eu virei”.(D e C 68:5-6).

Com a ajuda de Deus, o bom ânimo nos permite superar o deprimente  hoje ou as condições difíceis. E um processo de auxilio e de renovação positiva de nossa confiança; e a luz do sol quando nuvens encobrem o céu...

 Nenhum de nós conseguirá escapar de tragédias e sofrimentos. Provavelmente, cada um reagirá de uma forma diferente. Entretanto, se nos lembramos com dignidade e coragem.

 Encontraremos forças para ter bom ânimo, ao invés de nos tornarmos ressentidos, críticos ou derrotista. Seremos capazes de enfrentar os acontecimentos desagradáveis da vida com razão clara, força e poder.



Amor ao próximo

 Devemos amar e servir aqueles que  nos cercam. Amaras o teu próximo como a ti mesmo (Matheus 22:39). Para amar ao próximo precisamos nos amar de que maneira nos aprendemos nos amar para depois amar  ao nossos  semelhantes?

Quando nos chegarmos a este mundo como criancinhas  nos  chegamos dando amor aos nossos pais e aqueles que nos cercam olhamos maravilhadas vendo apenas a beleza e a bondade de suas almas.
Vemos-nos as pessoas como grandes seres, certamente dignas de tudo que podemos oferece. E como se Deus nos disse a habilidade de amar para fora nos precisamos de nossos pais e das pessoas que nos cercam para refletir esse amor de modo que possamos amar a nos mesmo infelizmente se aquele amor não for correspondido, começamos rejeitar parte de nossa personalidade geralmente, rejeitamos, negamos então mudamos a nos mesmo para ganhar amor e aceitação transformamos em outra pessoa para ganhar amor e aceitação.

Na proporção em que negarmos parte de nos mesmo e difícil para amarmos outras pessoas as escrituras diz que devemos amar e servir aqueles que nos cercam (Mateus 22:37-40 e Lucas 10:27-28).
Um doutor da lei fez uma pergunta a Jesus: Quem é o meu próximo ler (Lucas 10:30-37). Devemos refletir nessa pergunta: Há pessoas de meu conhecimento que devo considerar como meu próximo? Como posso demonstrar mais solidariedade a elas? Deixo de ajudar pessoas porque não fui designada para isso ou porque elas não são como eu?

O Bispo Glenn Pace disse: “No que concerne à ajuda em termos pessoas, o melhor serviço de solidariedade  que podemos oferecer pode ser aquele que podemos realizar em nossos próprios Bairro e Comunidades.

Em qualquer parte do mundo em que vivemos, existe muita dor ao nosso redor, devemos tomar mais iniciativas individualmente, e decidir como podemos servir melhor. O Senhor disse: Na verdade digo que os homens devem se ocupar zelosamente numa boa causa, e fazer muito bem de sua própria e livre vontade (D&C 58:27). Podemos realizar muitas coisas extraordinárias por meio das organizações da Igreja, entidades comunitárias e muitas vezes, sem depender de organização nenhuma.
Nossa influencia deve ir muito além das paredes da Igreja em obras humanitárias bem como em outras áreas do evangelho não podemos ser o sal da terra se  permanecermos  isolados nos salões culturais de nossas lindas capelas.

Não precisamos esperar um chamado ou designação de um líder da Igreja para envolvemos em atividades que seriam  melhor desenvolvidas em base comunitária ou individual.

Quando nos envolvemos emocional e espiritualmente na ajuda aos aflitos, sentimos a misericórdia penetrar no coração. Isso nos faz sofrer, mas o processo alivia o sofrimento de outras pessoas.

Vivemos em pequeno grau a dor que sentiu o Salvador a realizar a expiação infinita. Por intermédio do Espírito Santo ocorre uma santificação em nossa alma e nos tornamos mais semelhantes ao Salvador   compreendemos melhor o que ele quis dizer quando afirmou: “Quando o fizeste a um destes meus pequeninos irmãos a mim o fizeste”.

A Parábola da separação das ovelhas e dos bodes ajuda-nos a compreender a responsabilidade que temos para com o próximo (Mateus 25:31-46). Depois de ler esta parábola devemos considerar essas perguntas:
Existem não membros que precisam de minha ajuda? Quem do meu conhecimento passa fome, ou não tem o que vestir, ou é estrangeiro? Quem poderia ser considerado “Um desses pequenino irmão”? Ser digna de estar à mão direita do salvador?


  A caridade Motiva  o Serviço   

A caridade é o puro amor de Cristo e deve ser a motivação do serviço ao próximo. Quando somos caridosos, amamos todas as pessoas, servimos não porque nos foi solicitado, mas porque assim queremos, somos capazes de deixar de lado nossos próprios temores, a fim de ajudar as outras porque “O perfeito amor lança fora o temor ”(João 4:18). As escrituras a seguir ajudaram-nos a compreender a caridade. Éter 12:33-34, Moroni 7:47, I Corintios 13:4-8, Moroni 7: 45-46. D&C 88:125 e 121:45-46.

Devemos pensar em aplicar essas escrituras ao próximo e em nossas própria vida. O Elder James M Paramare explicou o milagre que ocorre quando permitimos que o amor de Deus penetre em nós. Homens e Mulheres “Tocados e modificados pelo amor de Deus, passam a olhar com profundo  respeito o próximo pelo que ele é por seu potencial como filho de Deus.

Quando o homem percebe esse amor, começa a não mais atentar para as falhas que todo ser humano tem e a estimar seu irmão como a si mesmo ( D&C 38:24). Ele ampara e deseja ajudá-lo sempre e em tudo o que puder, o Espírito do homem se comunica como o do próximo, pois já não existe inimizade, inveja, filosofia, orgulho ou vaidade, nem mesmo o idioma consegue separar os homens resta somente sinceridade e unidade com o espírito e vontade de Deus.

Como registrado em (João 13:34-35), o Salvador ensinou que seus discípulos seriam conhecidos pelo amor que sentiam e demonstravam pelos filhos de Deus. Devemos esforçar-nos por desenvolver e demonstrar amor àqueles que nos cercam.


Registros Familiares Sagrados

Sempre foi uma responsabilidade sagrada fazer registro. Encontrar-se registrada na Bíblia Sagrada a genealogia de Adão, de Jesus Cristo e outras. O velho testamento é originalmente o registro da posteridade de Abraão.

Grande parte do que agora consideramos escrituras não passava de descrição de experiências espirituais e pessoais destinadas à posteridade.

Essas escrituras são registros familiares. Portanto, devemos escrever a respeito de nossa vida e experiência, para formar um registro sagrado para nossos descendentes. Precisamos fornecer-lhes a mesma força edificante e inspiradora que atualmente recebemos das escrituras antigas, mesmo uma pessoa que não tenha descendente direto ainda assim os membros da família podem beneficiar-se com os sentimentos e experiência que registram. As historias familiares unem os  membros da família do Passado Presentes e Futuro. Podemos aprender a respeito de nossas famílias e de nós mesmos através das historias familiares. Certo especialista em Genealogia e Historia Familiar Explicou: “A Genealogia não é um punhado de formulários contendo registros de grupo familiares, gráficos de linhagem com registros de descendente e ascendente, microfilmes, sumario de nomes e coisas de ordem técnica, estas são apenas ferramentas. A Genealogia é o estudo de nossa família o estudo de nossos ancestrais, seu nascimento, sua infância, seus sonhos, seus casamentos, sua ocupação, seus filhos, sua morte. E como todos essas coisas do passado, de um modo muito real tem um impacto no presente, a Genealogia é o estudo de nós mesmos”(George D. Durrant, “Doing Genealogy”, Ensign Abril 1985 pag 18).

Os registros podem aproximar as famílias. Ao contemplar o que passavam nossos antepassados para que pudéssemos estar aqui, ao sentir sua fé e coragem, sentir seu amor por nós e nosso amor por eles, percebemos o que é genuinamente importante.

Começamos a compreender a eternidade da família. A historia pessoal e familiar pode ajudar-nos a compreender situações que, de outro modo, talvez não compreendêssemos. Devemos seguir algumas diretrizes, para escrever nossa historia, quando as escrituras dos tempos antigos descrevem as pessoas, elas incluem nomes historias individuais e da época, testemunhos, conversões, conselhos e mandamentos, profecias e advertências. Ao fazermos nossos próprios registros, podemos incluir muitos  desses  mesmo elementos.

A historia pessoal pode ser escrita de varia maneira, já que cada individuo  é  diferente. Se você não sabe por onde começar, comece com você mesmo, se não sabe quais informações obter, e como obtê-las comece com as quais já tiver. A historia pessoal e bem mais curta do que um diário, mas o diário pode servir de base para se escrever a historia pessoal.

Se você não tem mantido registros históricos referente a você e sua família deve começar agora enquanto é recente, e os por menores estão ainda na memória, escreva seus feitos e suas realizações, seus mais profundos  sentimentos , seus sucessos e fracassos, seus empreendimento e testemunhos.Talvês os anjos possam tirar citações deles que valham para a eternidade. Se puder escreva a biografia de seus parentes imediatos e remotos. Procure obter informações com os membros mais antigos da família.

Em Provérbios  6:20-21 diz o seguinte: “Guarda o mandamento de teu pai, e não deixes a lei de tua mãe ata-as perpetuamente ao teu coração”. Devemos apreciar nossa herança e honra- la vivendo retamente. Honrar o passado pode promover um futuro digno pode ser uma influência em nossa família. Exemplo da vida de pessoas dignas  nos animam quando temos de tomar decisões, motivam-nos a vencer nossas dificuldades e nos fortalecem para o viver reto. Os costumes e condições de nossos antepassados difere dos nossos  próprios  ainda assim é  tão rico com experiência que são significativas para nós. E bom olharmos para o passado, a fim de apreciarmos o presente e termos uma perspectiva para o futuro.


Valorize o tempo

“O relógio está correndo, faça o melhor para o seu dia a dia valorize cada  momento que você tem! E valorize mais, porque você deve dividir com alguém especial, especial suficiente para gastar o seu tempo junto com você.

Lembre-se: O tempo não espera por ninguém, ontem é história, o amanhã e um mistério, o hoje é uma dádiva, por isso e chamado de presente! Para você perceber o valor de um ano, pergunte a um estudante que repetiu de ano. Para perceber o valor de uma semana, pergunte a um editor de um jornal semanal, para perceber um segundo, pergunte a um motorista que conseguiu evitar um acidente


As Tentações e Seduções do Mundo

“Para os que realmente crêem, as tentações e seduções do mundo inclusive os seus prazeres, poder, honra, dinheiro e preeminência, sempre existiram”.

Atualmente, porém, muitos sistemas de proteção que já foram úteis no passado estão deturpadas  ou  inutilizadas. Alem disso, as coisas nocivas do mundo são vendidas com tecnologia muito penetrante e promovidas por uma enxurrada de propagandas da mídia, tendo a capacidade de atingir quase todos os lares e vilarejos.

As tentações e seduções do mundo são muito vigorosas. Os estilos de vida do mundo astutamente  reforçadas pela justificativa de que “Todo mundo está fazendo isso”. Conseguindo assim aliciar ou enganar a maioria. Os produtos são promovidos a atitudes são criadas por hábeis técnicas de Marketing. Porém o plano de Deus não é um plano de prazer. Ele é o “Plano de felicidade...”

Sem dúvida existem algumas pessoas que desejam sinceramente fazer o bem e viver na caminho da retidão, mas  anseiam pelo poder e fama consome todo oxigênio espiritual, fazendo com que alguns tenham “Perdido  todo sentimento e passam a respirar o gás carbônico das coisas nocivas do mundo... Alguns fogem de casa fogem do mundo, mas sem a afeição e o ensino e os desafios proporcionado pela família, estarão despreparada para as provações, julgamentos e exigência do mundo.

E irônico notar que alguns saem em busca de “Uma terra longínqua” deixando a nutritiva horta da família, na qual haja umas poucas ervas daninhas, em troca de um deserto de arbusto  secos, onde perecerão e encontrarão a morte tanto física  como espiritual.


Compreender as artimanhas de Satanás para saber Livrar das  Tentações

Néfi viu as mistificações que satanás perpetraria nos últimos dias, fazendo-nos conhecer as intenções e táticas de Satanás, as administrações de Néfi nos ajudam a evitar que sejamos iludidos por ele.
Néfi afirmou que o livro de Mórmon seria de grande valor para nós, por causa das condições reinantes em nossos dias, dentre as quais podemos destacar os seguintes:

1) Nessa época serão estabelecidas Igrejas que;

a) Dizem ser do Senhor, mas de fato estão cheios de discórdia.
Em 2 Néfi 28:3-4 diz o seguinte: Pois acontecerá nesse dia que as Igrejas que forem estabelecidas, mas não para o Senhor, dirão umas as outras: Eis que eu sou, a do Senhor! E as outras dirão: Eu sou a do Senhor! E assim dirão todos os que estabelecerem Igrejas, mas não para o Senhor, e contederão umas com as outras, e seus sacerdotes contenderão um com os outros e ensinarão com o seu saber e negarão o Espírito Santo o qual inspira o que dizer. E negam o poder de Deus, o Santo de Israel, e dizem ao povo: Escutai-nos e ouvi os nosso preceitos, pois eis que hoje não há Deus, porque o Senhor e Redentor acabou sua obra e deu o seu poder aos homens.

b) Ensinam seu próprio saber e negam o Espírito Santo 2 Néfi 28:4

c) Negam o poder de Deus, negando a autoridade do sacerdócio e que Deus ainda opera na vida dos homens como sempre fez 2 Néfi 28 :5-6

d) Ensinam que o pecado e a iniqüidade são  desculpável 28:7-8.

2) Então haverá muitos que ensinam falsas doutrinas, estão inchadas de orgulho, trabalham na escuridão e se corromperam, 28:12 os orgulhos, os falsos mestre, doutrinas falsas levarão a pratica de muitas perversidades 28:12

a) Exploração dos pobres 28:13

b) Perseguição dos humildes 28:13

c) Apostasia generalizada 28:14

d) Desencaminhamento dos humildes servidores de Cristo 28:4

De  que  maneira o livro de Mórmon ajudará a combater estas condições existentes em nossa época? Refletindo seriamente, a respeito a essa pergunta expande a perspectiva que temos acerca da influência que este livro  desempenha  um  papel tão preponderante na restauração da Igreja e do Evangelho de Jesus Cristo”.


Saber Perdoar

A caridade é o amor, mas o ponto mais alto da caridade é o amor e o perdão. Perdoar nem sempre e fácil, as vezes até chega parecer impossível, entretanto, é sacrifício essencial à vida de quem diz e quer ser filho de Deus.

Afinal, o que é a Redenção que o filho de Deus, Jesus Cristo veio operar na humanidade senão um ato universal do perdão, como ato supremo do Amor

Ora, se formos todos envolvidos no perdão de Deus, porque dificultamos tanto a vivencia deste ato de perdoar, quando se trata de um semelhante que nos ofendeu?

A menina Phan Kim Phuc é um símbolo da guerra da Vietnã aos nove anos foi atingida por uma bomba corria pelas ruas com o corpo ardendo   em chamas  depois de ter sido atingida pela bomba jogada de um avião americano. As queimaduras deixaram seqüelas terríveis, mas Kim Pluc reconstruiu sua vida, se casou e tem um filho .ela participou em Washington de uma cerimônia de perdão e reconciliação, diante do monumento aos americanos mortos no Vietnã; mostrou coragem e grandeza. “Se eu encontrasse o piloto que jogou a bomba, diria a ele: não podemos mudar a historia mas devemos fazer coisas boas para promover a paz”.
                           



        

A  ADVERSIDADE

  O propósito da adversidade é causar infortúnio, um evento ou condição que causa pesar, tristeza, dor, sofrimento, perda de bens ou temor. E considerada desagradável e indesejável.

a)     Nós freqüentemente oramos, pedindo que nos sejam poupadas provações e tribulações, mas no sentido eterno, a adversidade pode ser bastante compensadora.

b)     O Senhor explicou por que estamos aqui na terra, passando pela provação mortal: “E prova – los – emos com isto, para ver se eles forão as coisas que o Senhor seu Deus lhes mandar” (Abraão 3:25) Estamos aqui para ser provado, testado e experimentado tudo que nos põe à prova no caminho que leva á divindade, pode ser considerado uma forma de adversidade “eis que te purifiquei, mas não como a prata; provei-te na fornalha da aflição”Isaias 48:10 todos nos somos provado.

c)     Uma  atitude de bom Animo dá equilíbrio à vida. Um velho ditado lembra-nos que a xícara com liquido até a metade pode ser considerada meio vazio ou meio cheio. Se a enxergarmos como meio vazio insistindo nos aspecto negativo da vida poderá ser dominado pelos desafios, complexidades e dificuldades que nos causam infelicidade.

d)     Jenkin Lloud Jones, colunista de um jornal, disse que: “A vida é como uma viagem de trem nos velho tempo; atrasos, desvios, fumaça, cinzas e solavancos, intercalados apenas ocasionalmente por paisagem maravilhosas e arrancos de velocidade emocionantes. O truque é saber agradecer ao Senhor pelo passeio e apreciar a jornada. Apreciar a jornada da vida é muitas vezes, uma questão de atitude”. É uma  condição ou atitude mental que promove felicidade ou alegria”.

e)     “A felicidade é o objetivo e o propósito da nossa existência caso sigamos o caminho que nos leva até ela; e esse rumo é a virtude, retidão fidelidade e obediência a todos os mandamentos de 


Do Pesar a Alegria

a) Uma lenda oriental conta com uma mulher, sentindo o mais profundo pesar pela morte de seu filho, procurou um homem Santo para implorar-lhe que restaurasse a vida do menino, ele disse que, primeiramente, deveria ela caminhar pela terra para apanhar flores dos canteiras das casas onde ninguém havia jamais provado a dor. Com essas flores, deveria fazer uma coroa e  trazê - la para  ele

O tempo  passou e, finalmente, a mulher voltou, porém, sem a coroa de flores.“ Em parte alguma desta terra ela encontrou a família que jamais provou o pesar. Mas agora passo sentir-me contente com a minha porção.

b) Todos  temos  tristezas em nossa vida, a morte de um ente querido, acidentes, doenças que interrompem a vida normal, divórcio, distanciamento de familiares. A tristeza pode também resultar de desastres como incêndios, terremotos, enchentes, vendavais, secas e guerras, já que todas essas coisas ocasionam pobreza e perda de lares e vida.

c) Sentir tristeza e parte do processo de cura,  podemos passar da tristeza para a paz. O conforto vem de Deus de Jesus Cristo nosso Salvador através do Espírito Santo que é a luz penetrante que torna cada madrugada de desespero em manhã de alegria.
Depositando nossa confiança em Deus, podemos sobrepujar épocas de tristezas, passando a sentir conforto e alegria quando nos chegamos humildemente ao Senhor através da oração somos fortalecidos.


Eliminar os obstáculos que obstrui o caminho para felicidade:


1-     Machados ocultos.
2-     Perdoar a si mesmo e ao próximo.
3-     Como lidar com a raiva.
4-     O milagre, do perdão que vem de Deus.
5-     Como edificar a auto estima.
6-     A vitória sobre si mesmo.
7-     Estabelecer metas e avaliar o processo.
8-     Conquistar maior espiritualidade.
9-     Compromisso  consigo  mesmo.
10- Compreender o poder do livre arbítrio.

a)     Machados Ocultos:

O Profeta Spencer W Kimball comentou sobre um artigo de Samuel T. Whitman, intitulado “Machados Esquecidos”. Aprendi a utilizar um machado quando era apenas um garoto na Arizona, sendo meu dever suprir a lenha para muitas lareira. Certo dia um garoto fincou o machado entre os galhos maiores de um castanheiro e o machado la ficou esquecido.Os anos se passaram o castanheiro cresceu, e o machado ficou dentro da arvore, certa noite gelada, com a neve descendo como chuva, o castanheiro se partiu e tombou. A arvore caiu porque o machado havia ficado fincado no tronco enquanto crescia, o machado havia impedido que todas as fibras da madeira se juntassem como deviam.
b) Machado esquecido fraqueza ocultas encoberta e visíveis: orgulho, ambição egoísmo, desonestidade procrastinação rancor.
Muitas casas finas, em ruas nobres, possuem o machado oculto dentro de sua elegância.
Eliminemos os machados ocultos que nos impede de trilhar o caminho para a felicidade. “ O sucesso de um homem é medido por seu auto domínio a profundeza de seu fracasso pelo seu auto abandono”.Quem não é capaz de estabelecer o domínio sobre si mesmo, não terá domínio sobre os outros; aquele que domina a si mesmo será rei: Alguém tem alguma pergunta sobre Machados Ocultos? Temos que exercer auto domínio para eliminar os machados ocultos.


A Vitória  Sobre si  Mesmo

A espiritualidade é a consciência da vitória sobre eu e da  comunhão com o  infinito’                                                                                  
David  O  Mackey

a)     Conseguir controlar nossos pensamentos e ações é uma das difíceis realizações da mortalidade. Nossa felicidade neta vida, assim como na vida futura, dependem grandemente do grau de auto dominio que conseguimos. O Presidente David O. Mackey.

b)     Salientou a importância do auto controle para nossa liberdade e felicidade: Não pode haver plenitude de vida ande há escravidão e um homem sujeito á seus apetites e paixões e um escravo. Aquele que consegue dominar suas imperfeições e maior que um rei.

c)     À medida que a pessoa desenvolve o auto domínio  ela adquiri maior espiritualidade e a espiritualidade leva a pessoa a vencer dificuldades e adquirir mais força. Sentir nossas faculdades desenvolvendo-se e a luz de Cristo expandindo a Alma é uma das experiências mais sublime da vida.

6º Perdoar a si Mesmo

a)     Aprendendo, que tendo caridade por nós mesmos e pelo próximo conseguimos paz espiritual e caminhamos rumo à perfeição.

b)     Perdoar a si mesmo. O verdadeiro perdão de  si mesmo exige que nos arrependamos, obedecendo aos mandamentos de Deus. Quando nos arrependemos devemos entender e aceitar o fato de que o Senhor esquece os pecados, por que o arrependimento há de continuar, abrigando a lembrança de atos passados?

c)     Perdoar a si mesmo e tão necessário quanto perdoar ao próximo há pessoas que, em seu coração não tem perdoado o seu próximo. Sentem –se atormentado por isso. O pecado maior é cometido por aquele que não quer perdoar. O Senhor requer que perdoemos a todos e disse que devemos amar os nossos inimigos, pois  aquele que é mais difícil de ser amado é o que precisa de mais amor.“ O perdão dos pecados é um dos princípios mais gloriosos que Deus já concedeu ao homem. Assim como o arrependimento é um princípio divino.

7º  Como Edificar a Auto Estima

a)     mesmos: “Não fiz um bom trabalho porque não estava preparada. Compreendo que tenho sucesso em varias outras áreas importante da vida.

A auto estima pode ser melhorada. Toda pessoa tem algum ponto

b)     Auto imagem  é a maneira pela qual nos vemos. A maneira como avaliamos o que vemos, determina nosso grau de  auto estima. A auto imagem e a auto estima são extremamente pessoais: “ A visão que o individuo tem de si mesmo é única e difere em diversos aspectos da visão que qualquer outra pessoa tem dele.

c)     Auto Estima significa Sentir-se capaz de se aceitar. Quando nos sentimos bem a respeito de nosso desempenho em varias áreas importante nossa auto estima tende a ser boa quando falhamos, nossa auto estima pode continuar positiva se dissermos a nos na qual se sente incapaz. Quando somos bem sucedidos em geral, esse sentimento de incapacidade podem ser uns fatores de motivação para maiores realizações. Elogiar a si mesmo uma capacidade importante que deve ser desenvolvida envolve a uso da linguagem do auto elogio. Devemos-nos esforçar em reconhecer nossos pontos fortes, podemos conversar com nós mesmo e dizer que fizemos bem.

8º  O dinheiro e a busca da felicidade

a)     O dinheiro e necessário para prover as necessidades da vida. Seria imprudente negar que dinheiro tem influencia sobre a felicidade, pois são inúmeros os exemplos de quão pouco ele tem afetado, para o bem ou para o mal a vida e aprender a colocar o dinheiro em seu devido lugar, na busca da felicidade.

b)     A felicidade parece ser um desejo natural implantado por Deus, na natureza humana. Embora todos os homens busquem a felicidade, nem todos sabem o que devem fazer para ser felizes. E é exatamente ai que, pode reside o problema, onde ou em que, pode o homem encontrar felicidade? É comum um homem passar grande parte de sua vida procurando alcançar, descobre que ao invés de felicidade encontra apenas tristeza e insegurança.  

c)   O que Deus nos recomendou que fizéssemos, para termos felicidade buscando as escrituras encontraremos o seguinte conselho: Para ser feliz, o homem de vê.

1-     Amar a Deus e guardar os seus mandamentos, e respeitar as leis da Terra.
2-     Amar e ajudar o próximo.
3-     Amar a si mesmo e desenvolver seus próprios talentos.
4-     Amar e ajudar sua família. Em alguma das escrituras Sagradas à riqueza material e mencionadas como exigência essencial para a felicidade. Aqueles que vivem na pobreza buscam a fortuna. Aqueles que tem fortuna buscam a paz, a segurança e a felicidade, sempre há descontentamento sempre há desassossego.

A realização de cada desejo do lugar o outro desejo ainda não realizados. E assim sucessivamente, até que o interesse pelas as coisas espirituais supere o interesse pelas coisas matérias:
Certa vez um grande sábio sugeriu que é agradável ter-se todas as coisas que o dinheiro pode comprar, porém devemos verificar de vez em quando se não estamos perdendo as coisas que o dinheiro não pode comprar.

“ O segredo da felicidade consiste não em ter, mas em ser, não em possuir mais em desfrutar. É um estado que só pode se verificar no coração que esta em paz consigo mesmo”. David O. Mackay

    
       9º Cumprir Convênios e Viver Moralmente Limpos

a)     Na conferencia de três de abril de 1993 a Apostolo M. Russell Ballard proferiu um discurso aos jovens e disse o seguinte: “Alguns de nós podeis não compreender o plano da Pai Celestial o suficiente para avaliar o quão e importante o viver moralmente limpo se quiserdes gozar de paz, felicidade e auto estima, quando entenderdes essas coisas, as verdades do Evangelho nos  darão a orientação de que necessitais para serdes, membros digno da Igreja. Quando aceitardes os princípios básicos do Evangelho e  compreenderdes a vivê-los tereis a compreensão espiritual que vos ajudará a serdes puros cheios de integridade e fé”.

b)     Infelizmente, vivemos num mundo inundado de todo o tipo de poluição moral, incluindo drogas, violência, linguagem obscena, pornografia na literatura, e vídeo teipes e programas de televisão que promovem o sexo ilícito a e promiscuidade como sendo normais. Quando entrastes nas águas do batismo, fizestes um convenio com o Senhor e tomates sobre si o nome de Cristo, com o firme propósito de servi-lo até o fim, e recebestes o Espírito de Cristo para a remissão de vossos pecados fostes, portanto, ligados por convenio ao “ Comportamento e conversa piedosa vivendo em santidade diante do Senhor”.

c)     O Senhor prometeu, em troca que daria bênçãos maravilhosas àqueles que honrassem os convênios guardassem os mandamentos e perseverassem até o fim. Eles serão selados pelo Santo Espírito da promessa e a eles serão dadas “todas as coisas”(D&C 76:55). O Apóstolo Paulo escreveu: “As coisas que a olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam”.


Devemos Obedecer e Respeitar os Nossos Lideres

A Igreja que foi organizada e estabelecida no ano de 1830 do teu Senhor, no quarto mês que é chamado abril, e no sexto dia do mês. Portanto, no que concerne a igreja devereis atender a todas as suas palavras e aos mandamentos, que ele nos dará conforme as receber, andando em toda santidade diante de mim.

Pois suas palavras recebereis como de minha própria boca, em toda paciência e fé. Pois assim fazendo, as portas do inferno não prevalecerão contra nos sim e o Senhor Deus dispersará diante de nós os poderes da escuridão, e fará sacudir os céus para o vosso bem e para a gloria do seu nome ( D&C 21:3-6)

E eis que na verdade vos digo que bem aventurado sois vos que estais agora ouvindo estas minhas palavras pela boca de meu servo, pois os vossos pecados nos são perdoados. (D&C 50:36)
Sempre que for inspirado pelo Espírito do Senhor, o homem chamado ao oficio de Profeta assume a responsabilidade profética e fala como a porta-voz de Deus. Em tais ocasiões, ele pode interpretar a palavra do Senhor, aplica-la as condições da época que seja governamentais, sociais ou econômicas, e prevenir contra calamidades iminentes... tais pronunciamento inspirados devem ser obedecidas por todos os que crêem na obra dos últimos dias e que ela e dirigida por revelação. ( John A. Widtsae )


Integridade

“Ate que eu expire, nunca apartarei de mim a minha sinceridade. A minha justiça me apegarei e não largarei”. ( Jô 27:5-6 ) a Integridade e o alicerce do viver justo. A Integridade se compõe de muitas virtudes. O Senhor Ama as pessoas integras o termo integridade deriva do latim integridade que significa “inteiro” ou “completo”.

O Presidente Spencer W. Kimball definiu integridade como o atributo de ser completo, inteiro de ser completo, inteiro, total, indiviso, de absoluta pureza e retidão moral é autencidade genuína e profunda sinceridade.

Alma descreve pessoas integra de seu tempo. “E foram contadas entre o povo de Néfi como fazendo parte do povo que pertencia à Igreja de Deus. E se distinguiram por seu zelo para com Deus e também pra com os homens; pois eram perfeitamente honestos e justos em todas as coisas; e conservaram se firmes em sua fé em cristo ate o fim”. (Alma 27:27).

“Integridade é a luz que refulge de uma consciência disciplinada e a força do dever dentro de nos”. Integridade não se adquire facilmente. Edificar o caráter muitas vezes exige um esforço durante a vida toda.

                                 
 Moralidade
                               
O Presidente Spencer W. Kimball num de seus discursos fala aos jovens sobre moralidade: Eu amo a juventude. Regozijai-me quando crescem puros intrépidos vigorosos. Choro com eles quando tem desventuras remorso ou problemas.

Temos tido numerosos desastres em pleno oceano, quando navios colidem às vezes com icebergs, vitimando muita gente. Creio que os jovens são integras e basicamente bons, mas nós também andamos por mares que nos são pelo menos, parcialmente desconhecidas, em que existem baixas, rochas, iceberg e outras barcas, que podem provocar grave desastre, se ignorados.
Anos atrás, quando o jato em que eu viajava ganhava altura, a voz do comissário de bordo se fez ouvir pelo alto falante: “ Estamos – nos aproximando de um temporal que procuraremos contornar; mas mesmo assim poderá haver certa turbulência certifique-se de que seus cintos de segurança estão bem apertados”.

Como líder da Igreja e de certa forma responsável pela juventude e seu bem estar eu vos digo: Estais passando por etapa perigosa, apertai nossos cintos, ficai firme e conseguireis sobreviver a turbulência”. Lembremos nos que somos filhos espirituais de Deus e sua criação suprema. Em cada um de nós existe um potencial de tornar-se um ser perfeito, puro Santo, verdadeiro, influente, poderoso e independente das forças terrenas. As escrituras nos ensinam que todos somos eternos e que no principio estávamos com Deus.

Entretanto, por toda parte vemos falsos mestre, literatura pornográfica revistas, rádios, tv conversa de rua, difundindo heresia, capazes de derrubar os padrões morais, e isto para satisfazer a luxuria da carne.

Lúcifer ilude com seus esquemas diabólico os incautos e utiliza todos os instrumentos de que dispõe. E raro ir-se a uma convenção, clube, festa ou reunião social sem ouvir vulgaridade, obscenidades e historia inconveniente.

Pedro nos adverte: “ Sede sábios, vigiai, porque o diabo, nosso adversário anda em derredor, bramando com o leão buscando a quem possa tragar ( I Pedro 5:8 ).
E o Salvador diz que se possível, Lúcifer enganaria até os próprios escolhidos. Ele lançara mão de lógicas para confundir e de racionalização para destruir.

Fará leve modificação de sentido, abrirá portas um pouco de cada vez e nos conduzira, se puder, do mais puro branco ao preto retinto, passando por todas as nuances de cinzas.

A posição da Igreja quanto a moralidade declaramos firme e inalteradamente, não e um traste antiquado, gasto ultrapassado, imprestável. Deus e o mesmo ontem, hoje e sempre; seus convênios e doutrinas são imutáveis; e quando o sol esfriar e as estrelas deixarem de brilhar, a lei da castidade continuará sendo fundamental no mundo de Deus e na Igreja do Senhor.


Resistir à Tentação

“Até que ele saiba rejeitar o mal e escolher o bem” ( Isaias 7:15 )
O Presidente Ezra Taft Benson declarou: Vivemos num dia de grande desafio. Vivemos na época a que se referia o Senhor, quando disse: “ A paz será tirada da terra, e o diabo terá poder sobre seu próprio, domínio ( D&C 1:35 ). Satanás esta promovendo guerra aos membros da Igreja que tem testemunho e procuram guardar os mandamentos do Senhor.

No combate as influencias malignas o primeiro passo é reconhecer que Satanás de fato existe ( Jô 1:7, Helamã 6: 21, D&C 10:33, Moises 4:1, 7:26, D&C 29:36 ). Satanás lança mão de certas estratégias para nos tornar tão miseráveis como ele próprio.( 2 Nefi 2:27 ) seus meios são sutis e astutos, e se deleita em nos tornar cativo  sua vontade.( Moises 4:4 ). As escrituras identificam certas táticas usadas por Satanás para nos enganar. Enganar a mente ( D&C 10:25, Moises 4:4 ) Lisonjeia ( 2 Nefi 28:22 )

Enfeita o pecado para fazê-lo parecer lindo, agradável, fácil e ate mesmo bom. Conduz o homem pelo pescoço com um cordel de linho, até amarra – lo para sempre com suas cordas fortes ( 2 Nefi 26:22 ).
O Apóstolo Pedro nos adverte: “Sede Sábios, vigiai e orai, porque o diabo, nosso adversário, anda em derredor, bramando como leão buscando a quem possa tragar ( I Pedro 5:8 )”.

O Profeta Kiball tem se preocupado com o bem estar progresso espiritual dos membros da Igreja e especialmente com os jovens. Ele diz o seguinte: Digo – nos, que nos amamos. Oramos por nós em toda reunião que fazemos, toda tarde e manhã em nossos lares e toda noite ao pé da cama, oramos por nós para que nos conservem puros.

Puros em todos os sentidos livres de todas as coisas feias que o mundo procura impor-nos drogas, bebidas, fumo, vulgaridade, pornografia de todas essas coisas que não sois obrigados a aceitar. Não se entregue a elas.

“( Um Profeta é um revelador da vontade de Deus um mestre da verdade, e um revelador de novos princípios. A posição que os Santos ocupam em Sião dependera em grande parte, da disposição que demonstram em atender aos conselhos de ( D&C manual do aluno pg 392)”).


Reverência

A reverência é uma manifestação de genuína espiritualidade ( D&C 59:21 ).
A reverência é uma forma de demonstrarmos o amor e respeito que temos para com Deus, o Pai eterno, e seu filho Jesus Cristo. Como disse o Presidente David O. Mackay: “Um grande homem e
é reverente, ele reverencia a Deidade, ele reverencia todas as coisas relacionadas à Deidade”. ( Gospel Ideals, p.226).

“A reverência é a maior manifestação de espiritualidade, de fato a reverência é espiritualidade. Ela é o profundo respeito misturado com amor. é uma emoção complexa constituída de diversos sentimentos da alma”. O poeta inglês Thomas Carlyle afirmou que a reverência  “ É o maior sentimento humano”.

Se a reverência é a condição mais elevada, a irreverência deve ser o estado mais baixo em que o homem pode viver neste “mundo”(“Meditatio Conmunion Reverence” Instrutor, Outubro de 1966 de 1966 pg 371)

A reverência que tinha o Salvador por nosso Pai celestial é um perfeito exemplo de como devemos esforçar nos para ser.

Presidente Heber C. Kimball:
“Deixai que nossas mentes fiquem serenas e fixas no Espírito do Senhor, e que o seu espírito esteja sempre especialmente quando vides a casa do Senhor. Todos, porém que entram na casa do Senhor deveriam perceber que estão pisando solo Santo”. O Elder Hunter afirmou ainda: “A oração reverência, adoração, devoção, respeito às coisas sagradas são exercícios vitais de nosso espírito e devem ser ativamente praticado em nossa vida, ou se perderão”. ( “santificado seja o Teu Nome”A Liahona, Fevereiro de 1978, pg 73).

O Bispo Vaughn J. Teatherstone do Bispado Presidente afirmou:
“Uma das qualidades próprias da perfeição, da semelhança com Cristo, que devemos desenvolver, que temos obrigação de desenvolver, e a reverência, uma atitude que demonstra como nos sentimos a respeito do pai Celestial e das coisas que ele nos mandou fazer”.( A Liahona, Junho 1977 pg 14 ). Ver ( D&C 109:21, 97:15-17 ).

Conquistar Maior
Espiritualidade

Desde os primórdios da historia escrita o homem se maravilha com os mistérios do firmamento e sente o desejo de escapar dos laços da gravidade.

O homem chegou à luta e enviou espaçonaves a planetas distantes. Quase três mil Satélites a trinta e cinco mil quilômetros acima do Equador destinado a ampliar as comunicações de televisão e telex, como também para estudar e prever as condições meteorológicas Todas essas inovações tem sua origem nos vôos de balão.

Elder Jacob de Jager num de seus discursos narra sua experiência e a emoção hilariante de um vôo de balão. Aprendeu uma porção de coisas sobre vôos de balão: O Balão deve estar cheio de gás até seu peso estar em equilíbrio com a atmosfera, deve haver um barquinho em baixo para levar instrumento de navegação, mapas, lastros em forma de sacos de areia o qual sendo descartados fará o balão subir, e para descer e só soltar o gás do balão por meio de uma válvula.

O Elder Jacob concluiu ser possível traçar um paralelo entre a subida de um balão a nossa ascensão espiritual:  “ Assim como é preciso encher um balão de gás para fazê-lo subir.o individuo necessita estar repleto de motivação intima para elevar-se. Assim como o balão sobe mais descarregando lastro, a pessoa precisa estar disposta desfazer-se  das   coisas desnecessárias para elevar sua espiritualidade”.

No primeiro vôo de balão o Elder Jacob teve a sensação de estar subindo, mas teve a impressão de estar como estacionado enquanto o mundo se afastava silenciosamente.
Como dizia  num dos primeiros vôo de balão Europeu: Senti como se deixasse para trás todos os cuidados e paixões que molestam a humanidade. Nós podemos sentir essa paz mental desde que nos disponhamos  subir a novas alturas espirituais. Isto facilitará nossa ascensão ao amoroso Pai Celestial que no devido tempo, aguardará nossa volta após a jornada por esta vida.
Livremo-nos, portanto do nosso lastro de impaciência. “ Continuai com paciência até que sejais aperfeiçoados!”(D&C 67:13).

A definição da palavra paciência, o significado real da palavra paciência é aprender a ocultar nossa paciência. E quantos de nos continuamos pela vida a fora, carregando o lastro chamado Criticismo. “ Cessar de achar falta uns nos outros”( D&C 88:124). Não conseguimos largar o saco de areia de frieza, apesar de o Salvador nos recomendar que sejamos gentis e amorosos. Diz ele: “ Nos sois os que o Pai me deu, sois meus amigos” D&C 84:63.

Durante nosso vôo Espiritual livremo-nos completamente do nosso lastro de orgulho e sejamos mais humildes em todas as coisas, lembrando-nos sempre da gloriosa promessa do Salvador a todos: “ E sendo que vos tendes humilhado diante de mim as benção do reino são vossas” (D&C 61:37 ).

E será que conseguiremos subir no nosso balão espiritual se não estivermos preparados para jogar fora nosso lastro de ganância? Os profetas vivos vêm-nos recomendando que paguemos honestamente o dizimo e sejamos honestamente generosos nas ofertas de jejum; além do mais as escrituras revelam de forma muito franca: “Ai de nos que não dais dos nossos bem aos pobres”( D &C 56: 16 )

Finalmente, precisamos  livra nos do pesado lastro da frustração que todos nos descobriremos no barquinho de nosso balão espiritual. Frustrações contra as quais devemos estar sempre em guarda porque nos foi revelado e nas conferencias já foi mencionado muitas vezes:“As abras, os desígnios e os propósitos de Deus não podem ser frustrado nem podem fracassar..... lembra-te de que não é a obra de Deus que se frustra, mas as dos homens” ( D&C 3:1, 3 ).

A única maneira de elevar-nos de nosso atual nível de espiritualidade para outro mais alto é livrar-nos do lastro que nos  impede. Portanto, iniciemos hoje o vôo se ainda estivemos no chão cortemos as amarras e comecemos a subir imediatamente uma ascensão espiritual  continua

A subida de nosso balão espiritual é uma aventura que nem sempre é fácil, as vezes bastante árdua mesmo somente a pessoa verdadeiramente perseverante chegara a esfera mais elevada!

Aos que continuam tranqüilamente voando na mesma altura sem se importarem em subir um pouco mais, recomendo que examinem o lastro que os impede de ascender, e tornem a decisão de livrar se do peso que restringe seu vôo espiritual e sentireis a euforia espiritual de estar elevando-nos (Jacob de Joger)

A Liahona de Julho de 1983 pg123



Nenhum comentário:

Postar um comentário