O propósito desse blog, é compartilhar meus pensamentos, citações e principalmente artigos de genealogia, que tem sido por muitos anos um assunto que tenho estudado e adquirido experiência.

Senti o desejo e a necessidade de deixar um pouco desse legado a todos que tiverem interesse. O profeta do velho testamento Malaquias que viu nossos dias, fez a seguinte profecia: "Ele converterá o coração dos pais aos filhos e o coração dos filhos a seus pais ...". Essa profecia feita cerca de 2.400 anos atrás, podemos constatar hoje nesses últimos dias, o cumprimento dela, quando surge um interesse quase inexplicável na nova geração, em conhecer sua origem, e sua a história.

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Lei Divina da Manutenção de Registros

Lugar da História no Plano de Salvação

A História: Guia para o Progresso. A história é o registro do progresso humano e acervo das experiências do passado. Isto pode aplicar-se a todo fato na vida, seja a história de nações ou de indivíduos, a história da terra ou da pesquisa científica. É lógico que, falando da história, geralmente restringimos nossos pensamentos aos anais da raça humana.
A história é compilada por registros escritos e tradição. Todos são história, não importando quais sejam. tudo o que trata de ciência, literatura, arte ou qualquer coisa pertinente às ações ou bem estar do homem, sua pesquisa, seu estudo, seus feitos, tudo é circunscrito pela história. Contudo, estamos lidando com as atividades de homens e nações.
A importância dos registros escritos da vida dos homens e atividades de nações é óbvia, pois que através deles avançamos em conhecimento e poder. Tiramos proveito de pensamentos e ações daqueles que nos precederam, porque suas experiências se tornam nossas, à medida que as colocamos em ação. Tiramos proveito de seus enganos e de seus sucessos. Aceitamos os feitos das épocas passadas e, assim, usando nosso julgamento, tiramos do que foi registrado aquilo que nos será beneficio, incorporando-o, às nossas vidas.
HISTÓRIA: UM AUXÍLIO PARA A CIVILIZAÇÃO. Sem a história e nosso conhecimento de países e povos, não seríamos melhores que os selvagens, isto é, estaríamos numa condição incivilizada. Isto é demonstrado claramente no Livro de Mórmon  pelos escritos de Néfi. 

 Ele conta como o Senhor deu mandamentos a seu pai e o mandou de volta a Jerusalém com seus irmãos, afim de pegarem e levarem consigo para a terra da promissão as placas de latão. Esse registro continha a genealogia da família de Leí, além dos cinco livros de Moisés e das profecias dos profetas antigos até Isaías, e até mesmo algumas palavras de Jeremias. Esse registro foi conseguido com dificuldade e foi o fundamento da civilização  nefita no novo mundo.  
(Joseph Fielding Smith, Doutrina de Salvação, Cap. 11- pg.196)            

Nenhum comentário:

Postar um comentário