•"Eles também ensinarão as suas crianças a andar em retidão perante o Senhor".(D&C 68:28)
A unidade familiar pode ser fortalecida por meios de Noites Familiares bem planejadas e regulares. Em uma viagem ao México, o Presidente Spencer W. Kimball quis visitar uma família durante uma Noite Familiar.
Deveríamos fazer - nos essas perguntas:
- O que sentiria se o Profeta me telefonasse um pouco antes do início da Noite Familiar, pedindo que o incluísse em nossas atividades naquela noite?
- Precisaria correr para organizar tudo ou poderia prosseguir com a reunião planejada?
- Estaria satisfeita com a qualidade da Noite Familiar?
- O que poderia fazer para tornar a Noite Familiar mais motivadora e inspiradora?
A Noite Familiar é uma proteção contra Satanás
Ao ler Primeiro Timóteo 4:12 pense: estamos dando aos jovens da nossa família força espiritual e os recursos necessários para que sigam essa admoestação?
Quando somos muito pequenos aprendemos a pensar sobre nós mesmos e sobre nosso mundo. Se você viveu com pessoas muito infelizes, medrosas, culpadas ou iradas aprendeu muitas coisas negativas sobre você e seu mundo.
Quando crescemos temos a tendência de recriar o ambiente emocional do lar onde passamos nossa infância. Temos a tendência de recriar nossos relacionamentos pessoais, os mesmos relacionamentos que tínhamos com nossas família e com tudo que existia entre seus membros.
Aprendemos nossos sistemas de crenças ainda pequenos e depois vamos pela vida criando experiências que combinem com nossas crenças.Por isso as Reuniões Familiares ajudam nossos filhos a criarem um comportamento baseando-se nos Princípios do Evangelho.
O Presidente Erza Taft Benson ensinou: "Jamais o demônio esteve bem organizado, ou possuiu tantos emissários poderosos trabalhando para ele". Devemos e é preciso que façamos todo o possível para fortalecer e guardar o lar e a família.
Podemos ler em Mosias 4:14-15: "E não permitireis que vossos filhos andem famintos ou desnudos, nem permitireis que transgridam as leis de Deus e briguem e disputem entre si e sirvam ao diabo, que é o mestre do pecado, ou seja, que é o espirito mau de quem nossos pais falara, sendo ele inimigo de toda retidão".
"Ensiná-lo-eis, porém, a andarem nos caminhos da verdade e da sobriedade, ensiná-los- eis a amarem-se uns aos outros", a Primeira Presidência prometeu:
"A participação regular na Noite Familiar desenvolverá o valor pessoal, a unidade familiar. É nossa promessa que serão muito abençoados".
Noite Familiar Proveitosa Requer Planejamento
A reunião pode incluir vários dos itens abaixo, ficando a critério da família escolhe-los a cada semana.
-Orações, cânticos de hinos e outra músicas, leitura de escrituras, debates de assuntos familiares, exibição de talentos, ensinos dos princípios do evangelho, jogos e brincadeiras, história da família, guloseimas, testemunhos, eta...
Em Mateus 18:20 podemos ler: "Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ai estou eu no meio deles". Essa promessa pode aplicar-se a nossa Noite Familiar.
Presidente Kimball disse: "Uma noite em casa com a família ou fora, em algum outro local de interesse de todos, resolve apenas parcialmente a necessidade da Noite Familiar. O mais importante é ensinar aos filhos o modo de vida correto.
Ir a um show ou uma festa, ir pescar, visitar museus, satisfaz somente metade da necessidade real. O Presidente Kimball continua: "Insistimos em que toda família faça a oração familiar de manhã e à noite e que dedique pelo menos uma noite por semana à doce tranquilidade do lar, sem a perturbação do mundo. Desligar a televisão ou rádio e não atender ao telefone".
O Elder Dallin Oaks disse: "É incontestável que a Noite Familiar é o momento ideal para
realizar-se quase todo tipo de aproximação na família".
Para concluir está expressa nessa declaração profética do Presidente Kimball a magnitude das responsabilidades paternas: "Chegará uma época em que apenas aqueles que acreditam profundamente e ativamente na família serão capazes de protegê-la do mau crescente que nos rodeia. Na tarefa extremamente importante de proteger a família precisamos de toda a ajuda possível. Nesse esforço, temos direito a receber as bençãos do céu.
Somos os servos de nosso Senhor Jesus Cristo, aderimos à sua missão procurando executar as sagradas responsabilidades que temos como pais em Sião. Sejamos diligentes para sermos abençoados em tais esforços".
Nenhum comentário:
Postar um comentário