O propósito desse blog, é compartilhar meus pensamentos, citações e principalmente artigos de genealogia, que tem sido por muitos anos um assunto que tenho estudado e adquirido experiência.

Senti o desejo e a necessidade de deixar um pouco desse legado a todos que tiverem interesse. O profeta do velho testamento Malaquias que viu nossos dias, fez a seguinte profecia: "Ele converterá o coração dos pais aos filhos e o coração dos filhos a seus pais ...". Essa profecia feita cerca de 2.400 anos atrás, podemos constatar hoje nesses últimos dias, o cumprimento dela, quando surge um interesse quase inexplicável na nova geração, em conhecer sua origem, e sua a história.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

A Sião dos Últimos Dias: a Nova Jerusalém 6

As afirmações bíblicas relativa à Sião dos últimos dias, distintas da Jerusalém antiga assim como da restabelecida, nada dizem do local geográfico dessa segunda e posterior capital do reino de Cristo. Entretanto, a bíblia nos esclarece algo que a natureza física da região em que Sião há de ser edificada. E assim Miquéias, após predizer a desolação do Monte e Sião, e de Jerusalém em geral, faz como contraste uma descrição da Nova Sião, na qual se edifica a casa do Senhor nos últimos dias: “Mas nos últimos dias acontecerá que o monte da casa do Senhor será estabelecido no cume dos montes e se elevará sobre os outeiros, e concorrerão a eles os povos. E irão muitas nações e dirão: Vinde e subamos ao Monte do Senhor, e à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os Seus caminhos e nos andemos pelas Suas veredas; porque de Sião sairá a lei e a palavra do Senhor de Jerusalém”.


Não é menos explicita a profecia de Isaías quanto ao caráter montanhoso do país da Sião moderna. Esse escritor nos assegura, além disso, que só o justo poderá morar entre o ardente resplendor dessa nova habitação e, referindo-se a ela, o profeta diz: “Este habitará nas alturas: a fortaleza das rochas serão o seu alto refúgio”; e acrescenta que “verão a terra que está longe”. Refere-se em outra passagem a um local de reunião que “está além do rio Etiópia” e “nos montes”, Onde o Senhor habitará um pendão ao mundo.

Os ensinamentos do livro de Mórmon referentes à Sião dos últimos dias, assim com as verdades manifestadas por revelação no atual dispensação, além de concordarem com o relato bíblico no que se refere à descrição geral da posição e glória da cidade. São também mais preciosos quanto ao local. Nestas Escrituras se usam sem distinção os nomes Sião e Nova Jerusalém, esses últimos em honra da Jerusalém oriental. João o revelador viu em visão uma Nova Jerusalém como o sinal dos últimos dias. Escrevendo como profetas dos Jareditas, um povo que havia habitado parte da 

América séculos antes que Lei e seu grupo chegassem a este hemisfério, Éter predisse o estabelecimento da Nova Jerusalém sobre este continente e salientou a diferença entre esta cidade e a Jerusalém antiga.

Moroni, o profeta, em seu resumo dos escritos de Éter, disse, referindo-se a esse país: “E era aquele o lugar da Nova Jerusalém que desceria dos céus, e o do Sagrado Santuário do Senhor. E acrescenta: “Eis que Éter viu os dias de Cristo, e falou a respeito de uma Nova Jerusalém sobre a terra. E falou também a respeito da casa de Israel, e de Jerusalém donde Lei viria – a qual, depois que fosse destruída, seria reconstruída como uma cidade sagrada do Senhor; portanto, não podia ser uma nova Jerusalém, porquanto já havia existido nos tempos antigos; ela seria construída para de novo e se tornaria uma cidade sagrada do Senhor, e seria construída para a Casa de Israel. E que uma Nova Jerusalém seria construída sobre a terra para o resto da posteridade de José, para o que havia um símbolo. Porque, como José levou seu pai às terras do Egito, de forma que lá ele morreu, do mesmo modo o Senhor trouxe, da terra de Jerusalém, um remanescente da semente de José, para usar sua misericórdia para com a descendência de José, pelo que este não pereceu. Portanto, o resto da casa de José se estabelecerá neste país; e esta será uma terra de sua herança; e ele edificará uma cidade sagrada para o Senhor, como a antiga Jerusalém; e não mais serão confundidos, até que venha o fim e que fim tenha também a terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário